Bushcraft BR

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum destinado a reunir os praticantes de bushcraft (artes do mato) no Brasil, além de discussões sobre sobrevivência, mochileiros em geral e assuntos relacionados


+3
Marcos Bontempo
Thor
carlos_emafil
7 participantes

    Faca ideal.

    carlos_emafil
    carlos_emafil


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 42
    Localização : Vitória da Conquista - Bahia

    Faca ideal. Empty Faca ideal.

    Mensagem  carlos_emafil Qua Ago 03, 2011 8:07 am

    Sou apaixonado por facas e tenho uma pequena coleção: http://bushcraft-pt.org/forum/viewtopic.php?f=14&t=2857

    Mas confesso que mesmo com peças um pouco mais caras e bonitas, ainda não vi nenhuma peça melhor que a Mora. A que tenho é a Clipper inox, a qual me foi enviada por engano, pois eu havia encomendado em aço carbono, mas a verdade é que essa faca é uma excelente ferramente e isso em se tratando de resistência, afiação, leveza e preço.

    Qual a opinião de vocês?

    Abraços!
    Thor
    Thor
    Admin


    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 21/04/2011
    Idade : 33

    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  Thor Qua Ago 03, 2011 12:29 pm

    É uma bela coleção de facas, mas a que mais me interessou foi aquela Baioneta da segunda guerra mundial ( sou apaixonado por história ). Provavelmente você não a usa para evitar que seja danificada, mas caso tenha usado, é uma boa faca?
    Marcos Bontempo
    Marcos Bontempo


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 26/07/2011
    Idade : 34
    Localização : Carmo do Paranaíba - MG

    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  Marcos Bontempo Qua Ago 03, 2011 12:32 pm

    Cara, voce tem umas facas muito boas ai heimm! Eu ja 'aposentei' duas facas q tenho uma é da tramontina parecida com a mora, dei ela para um primo e comprei a 'commander II' que tem o cabo oco, tbm da tramontina, adquiri essa inspirado nos filmes do rambo! porém com o tempo e uso relaxou o parafuso e ficou frouxa agora guardo ela de lembrança, a que uso atualmente é a 'Bowie tipo XVIII' da SAICO, modifiquei algumas coisas nela depois coloco fotos, e por ser aço carbono está me atendendo em todos requisitos esperados pra esse tipo de faca, ja dei muita pancada nela e ela ta aguentando bem, na minha cidade encontrei por 20 reais numa loja de selaria, dai aproveitei a bainha da commander que eu ja tinha pra colocar ela e serviu como uma luva, fora essa da saico eu tbm uso o canivete da zebu em aço inox, e um facão tramontina 16" aço carbono para bushcraft, no dia a dia uso um canivete caneta da 'LAN' por ser mais discreto, quando eu tiver fotos eu posto pra vcs galera, abraçoss

    Faca ideal. Dsc00148dg


    Última edição por Marcos Bontempo em Qua Ago 03, 2011 11:13 pm, editado 1 vez(es)
    carlos_emafil
    carlos_emafil


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 42
    Localização : Vitória da Conquista - Bahia

    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  carlos_emafil Qua Ago 03, 2011 1:16 pm

    Thor, essa baioneta me foi presenteada pelo avô de um amigo. Não faço ideia de como ele conseguiu. E confesso que tenho pena de começar a usar. Mas ela aparenta ser bem confiável, apesar de não ter fio de corte algum e ser bem ruim de empunhadura (cabo muito fino).

    Marcos, Eu tive uma faca da Saico, mas me fizeram um favor de tomar emprestada e nunca mais devolver... fazer o que né? Realmente é um bom custo benefício, pelo menos era, e digo isso porque dei uma olhada no site da Saico e eles estão empurrando a faca nos preços. Eu também tinha um LAN, do tamanho de uma caneta, mas minha irmã cresceu o olho e me tomou, hehehehehe. Eu não sabia que a LAN era da Corneta (já comecei a aprender!). Quanto ao facão, tenho um da Corneta 12 polegadas e me parece que é dos bons e não da produção atual. A folha dele é bem flexível, com espessura variável entre o cabo e a ponta e a empunhadura é ótima. Depois posto fotos.

    Mas uma coisa eu digo: entre comprar uma Saico, uma Tramontina e uma Mora, não me resta dúvida em qual escolher viu. A Mora é show! E isso eu posso dizer com propriedade porque já tive de todas. A faquinha é bem feinha, mas é de uma ousadia que devemos respeitar.

    obrigado pelos elogios à minha humilde coleção. Sei que tenho itens bem ruins, mas espero que com o tempo eles sejam a minoria.

    Abraços!
    Marcos Bontempo
    Marcos Bontempo


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 26/07/2011
    Idade : 34
    Localização : Carmo do Paranaíba - MG

    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  Marcos Bontempo Qua Ago 03, 2011 9:50 pm

    To de olho em uma faca que provavelmente só compro ela se ganhar na megasena kkk a faca "Down Under The Outback" pelo que pesquisei ela custa uns 800 reais aqui no Brasil, porém ela é bruta, e além de bonita é resistente, se não me engano é a faca mais resistente da categoria. mais como eu disse, pelo preço ta dificil viu, ela foi inspirada no filme Crocodilo Dundee.

    Faca ideal. Down20under20the20outba
    carlos_emafil
    carlos_emafil


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 42
    Localização : Vitória da Conquista - Bahia

    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  carlos_emafil Qui Ago 04, 2011 7:35 am

    É uma bela faca Marcos. A Zakharov tem modelos bem parecidos e são muito resistes e com preço interessante, sem contar que é brasileira. Agora uma coisa me intrigou: essa faca que você mencionou é um modelo bowie (caça) e acredito que não terá muita serventia no campo, até mesmo pelo seu tamanho e peso. Mas com certeza seria uma belíssima peça para colecionar. Tens muito bom gosto.
    welker
    welker


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 06/08/2011
    Idade : 37
    Localização : São Paulo

    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  welker Dom Ago 07, 2011 5:06 pm

    faca ideal eu acho difícil de achar pois isso é mais uma questão de gosto pessoal e modo de usar
    essas são algumas das minhas:
    Faca ideal. PQAAAKsKRAdCYfcsyvgS8XskfyQpmH07no6MqsW3FrZmoVr_emhSjzLcjGlNySnrjVPS1LIlNj4-9AwfLvUnyr62bqUAm1T1UCpYYhRWUAoRlFKLdXZbQ3jct5R7
    elk redge
    .
    Faca ideal. PQAAADlsmtRYF3V4CgqJzH2XY1t8quW-Uk9tYFOJaCWbfyiVp9r_CEaKNR84k4SjAdismjSspxwiAxP3iEIlhbEHgicAm1T1UAc9X25YMy8MlVAOP04TB3FgoJQ8
    Santa Fé modelo javali 2 bronzes
    .
    Faca ideal. PQAAABQfOMb7-h3ZHKKHdVywUUx5ZH1vnZrGXxVo9AozStaNLGfnAy9V9rPbMjdZbLqc593jlEC1OpWMHBPnMTeF9d0Am1T1UHAyQPaBTfis65PF1ZkDE0yzgtRa
    ???
    .
    Faca ideal. PQAAAEVD4JbWvgVWqHV0ATw1rDPgbNC0PrwTkr0rV0MIHBzmwDmpj7iHUcdA_FVsXToI5xPhLZkP4Borlm3BC_6UUykAm1T1UB5mIktV82D9xwcAK-RjvcTHCCie
    canivete Smith & Wesson
    .
    Faca ideal. PQAAAGz-K_EAKaNdgSBLWaAwULaWOuWaUd94GhSh1tcMpCslHcU0axWBumHGSwljcyW7bBvu6p8kwq_yq2x00DsfP5oAm1T1UHQ9afxXmvPTDyYUtC0_PybatydY
    Canivete Ontario Utilitac Joe Pardue
    .
    Faca ideal. PQAAAPjgiWb1VX5KOhN2KbeMBQWN78KZ-GOMgSp8AhrlE-oIQXjfxCigV2ecrUgsNyAXqXloWbiSg7QTuyfcVGs88okAm1T1UO8PhuPFla8do9rlNIIdyaX50Mh3
    Neck knife feita pelo cuteleiro José Ferreira Júnior
    zagokiller
    zagokiller


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 29/07/2011
    Idade : 47
    Localização : SBC

    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  zagokiller Sex Ago 12, 2011 9:03 pm

    Não consigo inserir as imagens, mais segue o link do meu facebook, com algumas fotos das minhas coisas que uso principalmente com os escoteiros... https://www.facebook.com/photo.php?fbid=207434735955552&set=a.207433772622315.56986.100000670805966&type=1&theater
    MAGNUM
    MAGNUM


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 30/08/2011
    Localização : Mandaguaçu - Paraná

    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  MAGNUM Qua Ago 31, 2011 11:46 am

    não creio que possa haver uma faca ideal para todas as tarefas.
    a do Bear grils é bem prática, pequena e robusta. A do Coldy Lundin, uma mora se não me engano, corta pra caramba e é muito cultuada la fora.
    eu faço facas a alguns anos e tenho também uma coleçãozinha de facas pro mato.Faca ideal. Fpix119Faca ideal. Faca+008Faca ideal. Imagem+102Faca ideal. DSC00495Faca ideal. DSC-0000182
    mvprocha7
    mvprocha7


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 14/05/2014

    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  mvprocha7 Qua maio 14, 2014 7:51 pm

    Eu creio que essa faca não exista, acredito em facas para funções específicas, existem as multifunções exemplo: tom brown tracker e as demais, desempenham sim, mas não como uma específica iria.

    Conteúdo patrocinado


    Faca ideal. Empty Re: Faca ideal.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 4:16 am