Forum destinado a reunir os praticantes de bushcraft (artes do mato) no Brasil, além de discussões sobre sobrevivência, mochileiros em geral e assuntos relacionados

Kit para purificação de água.

Compartilhe
    carlos_emafil

Kit para purificação de água.

Mensagem  carlos_emafil em Qua Ago 03, 2011 7:49 am

A água é o elemento mais importante na alimentação e, uma vês não podendo carregar um balde de 20 ou 50 litros, temos que providenciar formas de potabilizar esse item.

Em meu kit eu carrego:

Clorin (pastilhas de cloro para 1l)
    Permanganato de potássio (também em pastilhas)
    Iodo (pequeno tubo com o líquido)
    Água sanitária (pequeno tubo com o líquido)
    Filtro de papel (o mesmo usado para fazer café)
    Tecido em algodão (para ajudar na filtragem)

Logo em breve estarei concluindo e testando um filtro a base de cerâmica, carvão mineral e tnt.

Evidentemente que não uso todos os itens de uma vês porque se assim o fosse, eu teria que encontrar uma forma de tirar a química da água. Além do mais, a básica fervura já elimina o uso de alguns dos itens acima. Mas penso que a sempre é bom ter vários recursos diferentes à disposição, para o mesmo fim.

Quando meu filtro estiver pronto eu postarei fotos de tudo.

E o kit de vocês, como é?
    Thor
    Admin

Re: Kit para purificação de água.

Mensagem  Thor em Qua Ago 03, 2011 12:15 pm

As veredas minha região normalmente são limpas e a água pode ser tomada sem purificação, e nunca tive problemas com contaminações, então não me preocupo muito com coisas do tipo.
    Mas, quando eu vou acampar em regiões em que a água é proveniente de rios, gosto de usar o filtro de café, e depois usar o hipoclorito de sódio.

Pelo que eu sei, aqueles filtros de agua de nos ensinaram a fazer na escola (com garrafa pet, carvão, areia e cascalho) são muito uteis (funcionam hehe) e podem ser usados no bushcraft (Sempre lembrado que a agua é filtrada, não purificada, apenas as particulas macroscópicas foram eliminadas, após fazer isso, a fervura ou o hipoclorito/clorin devem ser utilizados)
    Marcos Bontempo

Mensagem  Marcos Bontempo em Sab Ago 06, 2011 11:21 am

Eu também não carrego nenhum kit para purificar a água, levo apenas recipientes para carregá-la, o local onde eu constumo ir para acampar fica apenas 100 metros de uma nascente, e toda epoca do ano ela esta lá, mesmo na época de chuva a água fica limpa não sai turva por causa do excesso, o q eu faço lá para ajudar na coleta é fazer uma 'bica d'agua' com bambú, da proxima vez que eu for eu tiro umas fotos para postar aqui para vcs conferirem, um meio facil para dar uma filtrada na água é utilizar os materiais que vc vai ter a sua disposição, utilizei uma vez um filtro que fiz para limpar uma água barrenta, que foi: bambú, o pano da camisa, carvão, pedras, e algodão. peguei um 'gomo' do bambú e furei um buraquinho na parte de baixo e por dentro coloquei o algodão que eu ia utilizar para fazer fogo, depois pedras pequenas, o carvão, pedras grandes, e um coador com a beradinha da camisa, tipo o filtro da escola mesmo como o Thor mencionou, dai despeja a aguá por cima e ela sai 'limpa' embaixo, saiu quase 100% mais limpa do que tava antes, mesmo assim dei uma fervida só para ter certeza, não tive problema algum! na minha região tem tbm os cipós d'agua, na epoca da chuva da para extrair uma boa água deles mas na epoca da seca não é bom confiar neles não!

Diego_RS

Mensagem  Diego_RS em Seg Set 19, 2011 9:43 pm

Pessoal, sugiro repensarem o fato de não tratarem a água, não é por que ela está visualmente limpa que ela é livre de contaminação, mesmo em água proveniente de poços artesianos são encontrados coliformes fecais e outros contaminantes biológicos nocivos, que dirá de águas superficiais, o melhor que pode acontecer é uma diarréia, fervura é o meio mais fácil e acessível e o clorin acha até em supermercado, se não achar até uma gota de água sanitária por litro já adianta em emergências (água sanitária tem por base hipoclorito de sódio que na reação com algumas algas microscópicas resulta em um subproduto com potencia carcinogênico se ingerido por períodos extensos, então só pra emergências mesmo. De minha parte prefiro beber água turva e com sabor mas fervida do que incoloro não tratada.

jose luiz

Mensagem  jose luiz em Qui Out 04, 2012 5:58 pm

CARREGO PASTILHAS DE CLORIM E UM FRASCO DE HIPOCLORITO DE SODIO, É MAIS BARTO, RENDE MAIS E TEM EM QUALQUER SUPERMERCADO, AGUA LIMPA MÃO QUER DIZER QUE ESTÁ LIVRE DE BACTERIAS.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua Ago 23, 2017 7:13 pm